Atenção motoristas nas categorias C, D e E que atingirem 14 pontos em sua CNH

site-reciclagemA Lei 13.154/15 sancionada pela ex-presidente Dilma Roussef em Julho de 2015alterou vários pontos no Código de Trânsito Brasileiro. Dentre eles, instituiu um curso preventivo de reciclagem destinado aos motoristas profissionais (que exercem atividade remunerada) nas categorias C, D e E.

Os motoristas, poderão de forma opcional, participar desse curso sempre que, no período de um ano, atingirem quatorze pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Não há suspensão do direito de dirigir nesse caso. Essa norma faz parte de um esforço para minimizar as perdas dos motoristas profissionais e empresas que ficam desfalcadas com a ausência dos trabalhadores que num processo de suspensão do direito de dirigir ao atingirem 20 pontos em sua CNH, ficam no mínimo seis meses sem poder exercer sua atividade e sem ter como garantir a própria renda nesse período.

Concluído o curso, o motorista terá eliminado os pontos que lhe tiverem sido atribuídos em sua CNH, sendo assim diminuirá o risco de atingir 20 pontos neste período e vir a ter o seu direito suspenso de dirigir. O motorista não poderá ser chamado para o curso, mais de uma vez por ano. A eficiência vai depender da forma como esse curso será regulamentado pelo Contran e como os Detrans irão se estruturar para receber essa demanda.

O que mais preocupa nesse contexto é o impressionante número de motoristas profissionais que cometem infrações nas vias. Algumas infrações cometidas pelos motoristas, que utilizam o veículo como seu sustento, colocam em risco a segurança do trânsito e isso deve ser combatido seja com fiscalização, orientação e até mesmo em cursos de atualização.

Se você é um motorista profissional nas categorias C, D e E e já está com 14 ou mais pontos em sua CNH e queira optar por este curso para retirar esta pontuação, então vá até a Ciretran(Detran) ou CFC(Auto Escola) de sua cidade e tire todas as sua dúvidas!!

Postado por: Instrutor Aguinaldo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *