Habilitação suspensa

Habilitação suspensa.

 

cartasuspUma situação pela qual nenhum motorista deseja passar é ter sua Habilitação Suspensa. Para muitos ter a suspensão de sua habilitação pode ser muito grave, e cá pra nós, é realmente grave. Quando o motorista tem sua carteira de habilitação suspensa quer dizer somente uma coisa: Que ele foi muito irresponsável, seja lá por qual motivos ele tenha recebido a suspensão na carteira.

É natural que esse medo venha de repente, mas ter a suspensão de sua carteira não é tão fácil mas também não é tao difícil e eu garanto que qualquer motorista pode receber tal suspensão Hoje vamos analisar alguns pontos que explicam como você pode ter sua carteira de motorista suspensa, o que fazer se isto vier acontecer e por fim, explicarei porque você não deve cometer um erro grave que muitos ainda cometem ao ter a suspensão definitiva de sua carteira.

Como se dá a Suspensão da Habilitação?

A suspensão de sua Habilitação pode se dar em duas ocasiões. Primeiramente, quando você atingir a contagem de 20 pontos aplicados na carteira, dentro de um período de 12 meses – Esse caso se chama Suspensão por Pontuação.

A segunda maneira de se ter a carteira de motorista suspensa é por cometer uma infração gravíssima que automaticamente receba a aplicação da suspensão do direito de dirigir, independentemente de ter recebido os 20 pontos na carteira. Esse caso se chama Suspensão Específica.

No primeiro caso podemos supor que você vá cometendo infração por infração e acumulando em 1 ano os 20 pontos na carteira, pronto, isto é o suficiente para ter a suspensão por pontuação. Já no segundo caso, isso pode acontecer do dia para a noite, correspondendo assim a suspensão especifica.

 

O que fazer se estiver com a Habilitação Suspensa?

Bem, quando você tem a Habilitação Suspensa você recebe uma carta do Detran de sua Região onde nela é informado tudo o que você precisa fazer dali em diante. Acontece que essa carta te dá um prazo de 30 dias para que você (motorista) apresente sua defesa ao Detran Regional. Mas veremos o que você poderá fazer para recorrer à sua regularização da carteira.

1. Deverá apresentar sua defesa ao Detran

cartasusp2Como iniciamos a falar, você deverá apresentar sua defesa ao Detran durante o prazo de 30 dias. Você deve fazer isso pessoalmente indo até o Detran de sua cidade/região, ou melhor dizendo, deverá fazer isso onde sua CNH está cadastrada. Esse primeiro passo é indispensável, pois é a partir daí que o Detran saberá que você não quer perder o direito de dirigir, mesmo tendo cometido alguns erros.

2. Se tiver o recurso negado, deverá arcar com a penalidade.

Se você mesmo apresentando sua defesa, alegando todas as possibilidades, receber o “não” do órgão, não adianta sair chutando tudo. Você deverá entregar sua carteira de habilitação ao Detran e se submeter a penalidade estabelecida naquele certame. Você pode ter o direito de dirigir suspenso por um período que varia entre 6 meses e até mesmo á 1 ano e meio, depende do tipo da infração e reincidência  da mesma.

 

3. Deverá passar por um curso de Reciclagem

Com o resultado negativo, tendo sua habilitação suspensa, no período de suspensão você (motorista) deverá passar por um curso que serve como ‘reciclagem’ de 30 horas. Esses cursos são feitos em CFCs (Auto Escola) ou online pela internet; Ao terminar o curso o motorista ainda terá que submeter a uma prova contendo 30 questões e para obter o certificado terá que acertar 70% da prova, que seria o total de 21 questões e ai sim estará apto e se o tempo da suspensão já for cumprido , ai você (motorista) já poderá receber novamente a sua CNH.

Não cometa o erro de Não entregar sua Habilitação!

Ainda existem muitos “loucos” ou pessoas que não tem a noção exata do que estão fazendo, que não entregam sua habilitação, mesmo já sabendo da penalidade que irá cumprir. Tais pessoas que tiverem sua habilitação suspensa e continuarem dirigindo veículos, se forem pegas, poderá ter a habilitação cassada por 2 anos. Ou seja, além de ser irrevogável, o motorista para ter a habilitação novamente, nesse caso, teria que passar por uma auto escola e começar tudo de novo, deste o começo, fazendo todos os exames e testes que fizera no início e ainda mais irá pegar a permissão para dirigir e não a CNH. Portanto deixo aqui a minha dica , não cometa este erro e sim seja sempre um motorista responsável e defensivo, respeite as leis de trânsito e com isto iremos fazer com que o trânsito fique mais humano e seguro e com certeza todos tende a ganhar com isto.

Postado por: Instrutor Aguinaldo